terça-feira, 17 de novembro de 2015

SER MISSIONÁRIO

        
       Nos nossos tempos, ser Missionário é um convite para partilhar e testemunhar o Evangelho. É uma realidade que cada um de nós é chamado a exercer a partir do Baptismo que nos torna cristãos, discípulos de Cristo, verdadeiros filhos de Deus e membros da Igreja.
     A palavra missionário vem de missão, do Latim “Missio, onis” = (missão, ação de enviar). A missão é acção. O missionário é aquele que recebe esta ação do envio. No entanto ser missionário, em outras palavras chamamos de ser enviado. O Missionário é Aquele que leva a palavra do Senhor ao necessitado, para uma área de longa distancia onde a palavra de Jesus não é divulgada.
            Todos nós somos chamados a sermos discípulos e missionários de Cristo. Discípulos porque devemos aprender com o Mestre e depois pór em prática o que aprendemos, recebendo a missão de transmitir, de levar o Senhor a qualquer parte do mundo. Na Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco “aparece constantemente este dinamismo de «saída», que Deus quer provocar nos crentes. Abraão aceitou a chamada para partir rumo a uma nova terra (cf. Gn 12, 1-3). Moisés ouviu a chamada de Deus: «Vai; Eu te envio» (Ex 3, 10), e fez sair o povo para a terra prometida (cf. Ex 3, 17). A Jeremias disse: «Irás aonde Eu te enviar» (Jr 1, 7).” (Capítulo I, n. 20, Pg. 15.) E continua o santo Padre que, “Naquele «ide» de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova «saída» missionária como novos Discípulos convidados a aceitar esta vocação de sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho”. (Cf. P. 15.)
            A mensagem Pastoral dos nossos Bispos da CEAST, em Outubro de 2013, esclarece-nos que, a evangelização não poderá ser realizada sem os missionários. É certo que todos nós como cristãos confirmados somos chamados a evangelizar, mas os primeiros da evangelização que assumem a posição de missionários são os Pastores (Bispos, Padres e diáconos), os consagrados (religiosos, religiosas, membros de institutos seculares e leigos consagrados). Com efeito, os mesmos devem possuir uma tríplice dimensão:
            1. Os missionários devem ser chamados a viver em Cristo
            2. Os missionários devem ser chamados a anunciar Cristo
            3. Os missionários devem ser chamados a testemunhar Cristo.
            1. Na primeira dimensão, a nossa missão de evangelizadores vem, em primeiro lugar, do nosso Baptismo. O cristão baptizado vive uma vida nova, transformada, não conformada com a mentalidade e a maneira de viver do mundo (cf. Rm 12, 2), é assíduo à fracção do Pão (Eucaristia) e às orações; vive a fraternidade no coração e nas obras. (cf. CEAST, Mensagem Pastoral: Outubro 2013 n. 2-3. Pgs. 1-2)
            2. Na segunda Dimensão, a tarefa missionária é de todos os cristãos e como se não bastasse também evangelizar é, pois, dever de todos os cristãos, mas de um modo particular dos Bispos, Padres, Religiosos e Religiosas, Consagrados e Consagradas. Evangelizar, então, é anunciar e testemunhar o Nome de Jesus como único Salvador dos homens. (cf. CEAST, Mensagem Pastoral: Outubro 2013 n. 5-6. Pgs. 2-3)
            3. E na terceira dimensão, “já o Papa Paulo VI afirmava que o nosso mundo necessita mais de testemunhas que de mestres. A Palavra de Deus aquece o coração, mas o exemplo arrasta. Por isso, o primeiro modo de evangelizarmos, de sermos missionários é o testemunho da nossa própria vida.” (Ibdem. nº. 7).
            Ser missionário é viver a exemplo de Cristo. É aceitar livremente a missão assim como nos apresentam algumas passagens da Sagrada Escritura nos Evangelhos de:
 S. Lucas 10, 1-9 A missão dos setenta Discípulos.
 S. Marcos 6, 7-12 O envio dos missionários.


                Para uma reflexão pessoal
       
      Como realizar hoje o que Jesus manda no envio de não levar nada, até o de comer, para a realização desta missão nos dias de hoje?

          Exodo 3, 10-12 


João Daniel

Sem comentários:

Enviar um comentário

dé a sua sugestão

JORNADAS DA FAMÍLIA ANDALUZ 2017 (De 16 a 20 de Agosto) De 16 a 19 dias do mês de Agosto, no período das 14 a 17 horas, o grupo Famíl...