sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Irmã Rosária testemunhando a sua alegria de ser Serva.

                        


Mensagem da Irmã Rosária à Família Andaluz Angola


Quem se dá ao serviço de Deus, a sua oferta tem valor.

Meus queridos irmãos e amigos, atraídos pelo carisma de Luiza Andaluz este é o lema que me motiva e que levou à entrega a Deus e penso que deve ser também o lema que deve motivar as vossas vidas.

Dar-se inteiramente a Deus procurando em cada dia fazer a Sua vontade tal como Luiza, para que Jesus seja mais conhecido e amado. Isto enche-me o coração e dá sentido à minha vida.

Desejo que a vossa vida seja preenchida pelo mesmo zelo que levou Luiza Andaluz a entregar-se ao Senhor para servir os irmãos, mas para isso não vos deveis esquecer da oração e do amor ao próximo.

Rezo por vós para que Deus continue a aquecer o vosso coração com o mesmo fogo de amor que aqueceu o de Luiza Andaluz.

Esta é uma pequenina mensagem da serva que nasceu para a Congregação no dia do nascimento de Luiza Andaluz.

“Coragem e confiança” como dizia Luiza Andaluz.

  Irmã Rosaria Monteiro


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O GRUPO FAMILIA ANDALUZ


 
O GRUPO FAMÍLIA ANDALUZ DE ANGOLA


A FAMÍLIA ANDALUZ em Angola, encontra-se nas províncias de Luanda, Zaire e Kwanza Sul. Tendo sido companhado na sua caminhada pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima (SNSF) residentes em Luanda, e a nossa família tem como modelo a Madre LUIZA ANDALUZ uma mulher digna de ser conhecida fundou a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que está em Angola desde Maio de 1997.

A sua fé viva, traduzida em obras concretas, e a doação total da sua vida ao serviço de Deus e do bem dos irmãos, levam-nos a reconhecer em Luiza Andaluz uma mulher Cristã e um exemplo a seguir.

LUIZA ANDALUZ
Vida e Obra

Luiza Maria Langstroth Figueira de Souza Vadre Santa Martha Mesquita e Melo, conhecida por Luiza Andaluz, terceira filha dos Viscondes de Andaluz, nasceu na cidade de Santarém (Portugal) a 12 de Fevereiro de 1877.
Luiza Andaluz
Assim dizia Luiza Andaluz:

"Nesta Santarém querida nasci em 1877, aqui passei longos anos, entre os carinhos dos meus pais e irmãs, em atmosfera simples, sem ostentação nem luxo."

De seu pais recebe uma esmeralda educação humana e cristã, que irá ser o alicerce da sua fé inabalável e da infatigável capacidade de luta pela justiça e pelo bem, que marcará a sua presença e acção na sociedade e na Igreja do seu tempo.

A vida da serva de Deus foi marcada pela sua infância e juventude alegres. O gosto e a alegria de viver acompanharam-na ao longo dos caminhos de missão, que tão cedo começou a percorrer. Essa alegria vinha-lhe da fé, que cedo assumiu e a levou a concretizar projectos de solidariedade para com os mais pobres.

Assim dizia Luiza Andaluz:

"Sou alegre e expansiva."

Em 1891, recebe a primeira missão dada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Neto: auxiliar das irmãs Capuchas, em Santarém, na abertura e organização de uma escola, para ensinar crianças pobres e tornar as irmãs mais próximas da população.

A 15 de Agosto de 1915, participou na tomada de hábito da sua irmã Eugénia, no Carmelo de Pomplona ( Espanha). Nessa data Luiza Andaluz percebe em si um forte chamamento de Deus a Ele se dar inteiramente naquele Carmelo.

Em fidelidade a Deus, de 1915 a 1923 empenha todo o seu ser no desenvolvimento de escolas deixadas pelas ordens religiosas que recentemente tinham sido expulsas de Portugal, isto em obediência ao pedido feito pela prioresa do Carmelo. Em 1922 começou a pensar fundar uma Congregação para cuidar dessas obras, a fim de se entregar a Deus numa vida contemplativa no Carmelo, mas os desígnios de Deus eram outros.

A Congregação surgiu em 1923, com a primeira comunidade que se reuniu na sua própria casa e que para passar despercebida - porque as ordens religiosas continuavam proibidas - abriu um colégio para jovens, o que justificava a presença daquelas senhoras ali reunidas e ao mesmo tempo ajudava a obra social das meninas órfãs.

Luiza Andaluz faleceu a 20 de Agosto de 1973, em Lisboa ( Portugal ).
O Carisma que Deus lhe concedeu é um dom para a Igreja e está aberto a todos aqueles que se sentirem chamados por Deus a participar dele, enriquecendo-o com novas expressões de resposta ao mundo de hoje, sedento de Deus.

Assim dizia Luiza Andaluz:

"Confiamos cegamente na palavra do Senhor e esperamos que a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, hoje tão apagada e escondida seja o grão de mostarda de que fala o evangelho. Para isso só precisamos de almas grandes que saibam viver na realidade o Sacerdócio de Cristo"

JORNADAS DA FAMÍLIA ANDALUZ 2017 (De 16 a 20 de Agosto) De 16 a 19 dias do mês de Agosto, no período das 14 a 17 horas, o grupo Famíl...