terça-feira, 26 de junho de 2012

F.A / MBANZA-KONGO


MOVIMENTO JUVENIL FAMÍLIA ANDALUZ / MBANZA-KONGO
A Família Andaluz de Mbanza-Kongo, reuniu no domingo dia 17 de junho as 14h no alpendre da Se-Catedral.
A reunião começou com hinos de animação e bricadeiras.
Deu-se a formação sobre a vida da Madre Fundadora e um pouco da Familia Andaluz em em geral, dirigida pelo Coordenador João Estêvão Daniel. E em seguida partilhamos também sobre o tema ( Deus é o nosso Criador), onde todos participaram de uma forma activa dando seus contributos das questões "Quem é Deus" e "Os sinais de Deus encontrados na nossa vida".

Durante a formação surgiram perguntas na parte dos novos membros, querendo saber do Carisma do grupo e outras questões relacionada a vida da L. Andaluz. E as mesmas foram respondidas pelo Seminarista Paulo Rafael Teresa, responsavel da Liturgia do movimento. Assim sendo continuamos com a mesma dinamica de partilha e animação.
"Dá pouco a Deus, quem não lhe dá tudo"                                       FA-SOYO (Estêvão Dudú)

quinta-feira, 19 de abril de 2012

RETIRO F.A SOYO

RECONHECER O PECADO
Este foi o tema do retiro realizado pelo grupo Família Andaluz do Soyo, no dia 30 de Março na Igreja da cidade.
        No Enquadramento do retiro definiu-se que Um retiro é um momento em que paramos, momento de saída das nossas rotinas diárias, do barulho, do mundo agitado para ficarmos a sós com Deus e para refletirmos sobre nós mesmos, a nossa condição de vida.



       Como estou a viver?
        Quais são as minhas motivações?
        Como estou a agir?
        Como me comporto no meio da sociedade?
        Quais são as minhas contribuições para que as pessoas da minha comunidade possam viver mais felizes?

        No retiro somos convidados a nos entregar nos braços de Deus, confiar a Ele toda a nossa vida.
E assim sendo foram  refletindo sobre o pecado, o porquê de sermos pecadores e a importância de reconhecermos o pecado, de nos arrependermos para depois conseguirmos a reconciliação com Deus, nosso Pai.
               Leituras de reflexão do livro de S. Lucas (18, 9-14)

                                                           Momento de reflexão – o que é o pecado?

"É desobedecer às ordens de Deus".

Na palavra de Deus:
Criação – Gn 1, 31 – Deus vê que sua obra é boa. Tudo o que Deus criou é bom, inclusive o homem. Deus não criou o mal. O próprio diabo foi criado por Deus, mas ele era anjo.
Tentação – Gn 3 – Deus colocou um limite e o diabo quis que o homem transpusesse esse limite.
Pecado original – querer ser como Deus ou maior do que Deus.
                      

terça-feira, 6 de março de 2012

SOMOS CONVIDADOS A VIVER COMO IRMÃOS

Muitas pessoas seguem Jesus para o escutarem:
doutores orgulhosos do seu saber,
pescadores do lago, mães de família, crianças.




   E    Jesus diz a todos:
    "Não vos julgueis superiores aos outros,
   nem queiras que vos chamem: mestre!
   Todos vós tendes só um Mestre: é DEUS.
   E todos tendes o mesmo Pai: é DEUS.
   Deus é o vosso Pai.
   Todos vós sois irmãos."
                               (Do Ev. de S. Mateus, 23)
                                




Vede como é bom vivermos todos, unidos como irmãos.


sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Irmã Rosária testemunhando a sua alegria de ser Serva.

                        


Mensagem da Irmã Rosária à Família Andaluz Angola


Quem se dá ao serviço de Deus, a sua oferta tem valor.

Meus queridos irmãos e amigos, atraídos pelo carisma de Luiza Andaluz este é o lema que me motiva e que levou à entrega a Deus e penso que deve ser também o lema que deve motivar as vossas vidas.

Dar-se inteiramente a Deus procurando em cada dia fazer a Sua vontade tal como Luiza, para que Jesus seja mais conhecido e amado. Isto enche-me o coração e dá sentido à minha vida.

Desejo que a vossa vida seja preenchida pelo mesmo zelo que levou Luiza Andaluz a entregar-se ao Senhor para servir os irmãos, mas para isso não vos deveis esquecer da oração e do amor ao próximo.

Rezo por vós para que Deus continue a aquecer o vosso coração com o mesmo fogo de amor que aqueceu o de Luiza Andaluz.

Esta é uma pequenina mensagem da serva que nasceu para a Congregação no dia do nascimento de Luiza Andaluz.

“Coragem e confiança” como dizia Luiza Andaluz.

  Irmã Rosaria Monteiro


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

O GRUPO FAMILIA ANDALUZ


 
O GRUPO FAMÍLIA ANDALUZ DE ANGOLA


A FAMÍLIA ANDALUZ em Angola, encontra-se nas províncias de Luanda, Zaire e Kwanza Sul. Tendo sido companhado na sua caminhada pelas Servas de Nossa Senhora de Fátima (SNSF) residentes em Luanda, e a nossa família tem como modelo a Madre LUIZA ANDALUZ uma mulher digna de ser conhecida fundou a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que está em Angola desde Maio de 1997.

A sua fé viva, traduzida em obras concretas, e a doação total da sua vida ao serviço de Deus e do bem dos irmãos, levam-nos a reconhecer em Luiza Andaluz uma mulher Cristã e um exemplo a seguir.

LUIZA ANDALUZ
Vida e Obra

Luiza Maria Langstroth Figueira de Souza Vadre Santa Martha Mesquita e Melo, conhecida por Luiza Andaluz, terceira filha dos Viscondes de Andaluz, nasceu na cidade de Santarém (Portugal) a 12 de Fevereiro de 1877.
Luiza Andaluz
Assim dizia Luiza Andaluz:

"Nesta Santarém querida nasci em 1877, aqui passei longos anos, entre os carinhos dos meus pais e irmãs, em atmosfera simples, sem ostentação nem luxo."

De seu pais recebe uma esmeralda educação humana e cristã, que irá ser o alicerce da sua fé inabalável e da infatigável capacidade de luta pela justiça e pelo bem, que marcará a sua presença e acção na sociedade e na Igreja do seu tempo.

A vida da serva de Deus foi marcada pela sua infância e juventude alegres. O gosto e a alegria de viver acompanharam-na ao longo dos caminhos de missão, que tão cedo começou a percorrer. Essa alegria vinha-lhe da fé, que cedo assumiu e a levou a concretizar projectos de solidariedade para com os mais pobres.

Assim dizia Luiza Andaluz:

"Sou alegre e expansiva."

Em 1891, recebe a primeira missão dada pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Neto: auxiliar das irmãs Capuchas, em Santarém, na abertura e organização de uma escola, para ensinar crianças pobres e tornar as irmãs mais próximas da população.

A 15 de Agosto de 1915, participou na tomada de hábito da sua irmã Eugénia, no Carmelo de Pomplona ( Espanha). Nessa data Luiza Andaluz percebe em si um forte chamamento de Deus a Ele se dar inteiramente naquele Carmelo.

Em fidelidade a Deus, de 1915 a 1923 empenha todo o seu ser no desenvolvimento de escolas deixadas pelas ordens religiosas que recentemente tinham sido expulsas de Portugal, isto em obediência ao pedido feito pela prioresa do Carmelo. Em 1922 começou a pensar fundar uma Congregação para cuidar dessas obras, a fim de se entregar a Deus numa vida contemplativa no Carmelo, mas os desígnios de Deus eram outros.

A Congregação surgiu em 1923, com a primeira comunidade que se reuniu na sua própria casa e que para passar despercebida - porque as ordens religiosas continuavam proibidas - abriu um colégio para jovens, o que justificava a presença daquelas senhoras ali reunidas e ao mesmo tempo ajudava a obra social das meninas órfãs.

Luiza Andaluz faleceu a 20 de Agosto de 1973, em Lisboa ( Portugal ).
O Carisma que Deus lhe concedeu é um dom para a Igreja e está aberto a todos aqueles que se sentirem chamados por Deus a participar dele, enriquecendo-o com novas expressões de resposta ao mundo de hoje, sedento de Deus.

Assim dizia Luiza Andaluz:

"Confiamos cegamente na palavra do Senhor e esperamos que a Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, hoje tão apagada e escondida seja o grão de mostarda de que fala o evangelho. Para isso só precisamos de almas grandes que saibam viver na realidade o Sacerdócio de Cristo"

JORNADAS DA FAMÍLIA ANDALUZ 2017 (De 16 a 20 de Agosto) De 16 a 19 dias do mês de Agosto, no período das 14 a 17 horas, o grupo Famíl...